1º Encontro Nacional da ARCJ

Iniciamos o dia com dois jovens apresentadores que chamaram a Sílvia ao palco para nos falar da Associação, como surgiu… e ela pediu para os representantes da ARCJ de todo o País irem para perto dela pois, segundo ela, a associação é formada por todos e tem crescido com a ajuda de todos: do Daniel (zona de Lisboa), do Nuno (na zona do Douro), da Isabel Maria (na zona de Leiria) e da Ana Patrícia Mendes (na zona do Algarve). A Sílvia explicou que nos seus passeios com o João sempre precisava de arranjar uma forma de fazer o Reiki chegar às crianças, às escolas, aos hospitais…tudo para que o Reiki chegasse a mais pessoas! Neste primeiro ano a ARCJ focou-se muito nas escolas, em centros de estudos e a chegar aos professores… Há ideias de um novo projecto holístico que englobe a Meditação para além do Reiki que se chama “Aprender a Ser”! Também temos já a ideia do Reiki na Pediatria, mas terá de ser devagarinho, temos de dar passos certos e firmes…

O Nuno falou-nos do seu projecto “Sorrir e ser feliz” em que os jovens se autoresponsabilizam pelos seus resultados com ajuda do Reiki, que estar ao nível das crianças e olhos nos olhos é essencial, que temos de fugir de manipulações delas (centrando-nos aqui e agora), revelou-nos também que até os adolescentes gostam de “fazer a viagem” acompanhados pelo Super Reikinho, vêem as grutas, na canoa deitam fora o que não precisam. Também nos disse que em algumas escolas já o chamam de Reikinho ou simplesmente Nuno, e que apesar de pequenos resultados, pois só temos 1 ano de ARCJ já estamos a andar lentamente mas com resultados vistos! Também nos disse que é importante a partilha de informação de outras terapias para chegarmos a mais pessoas. Diz que também tem feito um trabalho muito criativo/inventivo: pintura de mandalas e outras actividades deste gênero. Falou-nos também da importância da cooperação entre a escola e as famílias, às vezes é necessário enviar Reiki para a família e haver mais momentos em conjunto com elementos familiares e que tem sido um trabalho muito gratificante pois até na rua é identificado e acolhido em abraços pelas crianças e jovens.

A Isabel Cardoso (de Guimarães) falou-nos sobre o voluntariado de Reiki nas escolas: há crianças com grande potencial mas que têm dificuldades de aprendizagem e a meditação tem funcionado muito bem para estes casos, a ida às grutas é de fácil acesso e as crianças dizem que o Reiki as ajuda quando têm dificuldades… Contou-nos um caso de um menino que quando chegava ao plexo se via a jogar futebol mas nunca conseguia marcar golo, ou seja, ele colocava pressão em si mesmo para impressionar o pai com quem passava pouco tempo, uma vez antes de um teste ele teve uma crise de choro e recebeu Reiki, acalmou e teve uma boa nota, a partir do momento em que começou com as sessões de Reiki a sua pressão diminuiu. Também nos relatou outro caso de um jovem muito agressivo e que nas sessões de Reiki era dócil e muito interessado em perceber porque sentia coisas diferentes em diferentes partes do corpo, com a continuação percebeu-se que ele apenas se tornava agressivo quando o chamavam de um nome que ele não gostava de ser chamado e isso despoletava nele raiva..As sessões a este jovem trouxeram acima de tudo entendimento aos professores, ou seja, a sua agressividade tinha um motivo: o nome que lhe chamavam! Ela também nos informou que os jovens ao trabalhar os 5 princípios ficam mais tranquilos e confiantes.

A Teresa (de Guimarães): disse que não tinha nada preparado para falar, mas que no Reiki o essencial é estarmos de coração e falar de coração aberto! Contou-nos a sua experiência com uma menina da escola que era catalogada como rebelde e hiperactiva e que logo na primeira sessão de Reiki disse à Teresa que era a primeira vez que se sentia escutada! E até conseguir desmontar essa imagem que os outros tinham de si a menina encontrava-se muito nervosa. A Teresa até a tentou cativar com gomas e a menina foi cedendo, fez 10 sessões de Reiki e no dia da última sessão chegou a casa e disse à mãe que se sentia constantemente comparada com o irmão e posta de lado… A Teresa confessou-nos que para si própria o Reiki é uma forma muito eficaz de as crianças expressarem o que lhes vai na alma! E nós, como terapeutas, temos de saber transmitir também o que se passa cá dentro <3 estarmos ali de coração aberto…e o Reiki permite isto e foi isso que atraiu a Teresa no Reiki. Falou-nos também da sua experiência nos sábados voluntários para adultos em que uma jovem de 16 anos levava a mãe para receber Reiki e um dia foi-lhe proposto que ela também recebesse, ela aceitou…perceberam que ela estava a desistir da vida e revoltada com o mundo, foi a todos os sábados voluntários desde Outubro (1 vez por mês) e no último ela abraçou cada um dos praticantes de Reiki que doavam Reiki com um brilho no olhar e um enorme sorriso que encheu o coração de cada um! O Reiki permite que estes jovens tenham uma forma diferente de viver a vida!

A Carminda falou-nos da sua história de vida, com simplicidade, tal como o Reiki entrou na sua vida! Teve grandes problemas de saúde devido à sua exigência consigo mesma, teve mudanças de escolas e chegou a um ponto em que não queria comer e ninguém a “ouviu”, inicialmente desconfiaram de anorexia, depois de bulimia, esteve com alguns médicos, psicólogos, psiquiatras e ninguém a “ouvia”…até que uma professora da escola dela que também era mãe de uma amiga lhe falou de Reiki e fez-lhe Reiki, no final ela conseguia comer e sentiu-se muito bem com aquela tranquilidade e por ter sido ouvida! Sentiu a energia Reiki no seu corpo e a senhora que lhe fez Reiki disse-lhe que ela tinha a energia bloqueada no esófago..ela contou aos médicos que o seu problema não era respiratório e falou-lhe da experiencia com o Reiki, fez uma endoscopia, foi operada e a partir daí o Reiki tem feito todo o sentido na sua vida! Disse-nos que se dedica a crianças e jovens para os ouvir: parar, ouvir, e centrar-se neles! Entrar naquela energia…estar aqui e agora, explicou-nos que o final é sempre muito feliz e que deve isso ao Reiki!

O José Júlio (19 anos, Penafiel) transmitiu-nos que com o Reiki melhorou a sua confiança e que é uma pessoa mais calma e que o Reiki faz parte da sua vida desde os 15 anos.

Os filhos da Helena Sousa disseram-nos que o Reiki ajuda a curar, falaram da gruta de cada um deles (que tem a ver com o seu número de vida que é a soma da data de nascimento: um é a do coração e a do outro é a da garganta) e sabem que essa é a gruta que mais têm de trabalhar e explicaram que o Reiki é energia.

A Lúcia (11 anos) disse que o Reiki lhe trouxe calma, mas que ainda precisa de mais calma…que não fala com as amigas sobre Reiki porque acha que vão gozar com ela e que já pensou em falar com elas sobre isso mas na hora não consegue, gosta de fazer Reiki porque a ajuda a ser mais calma.

A Carminda partilhou connosco uma dinâmica sobre o que o Reiki faz nas nossas vidas: ia-nos fazendo perguntas e origami com uma folha: Onde começa o Reiki? Onde nos sentimos seguros e levamos os nossos amigos: em casa. Que é partilha e é a grande viagem das nossas vidas (barco) mas às vezes desgasta-se, parte-se e precisamos de mais coragem…há mais desafios e temos os 5 princípios…há mais desafios e centramo-nos, acreditando…e no final resta-nos a essência: (camisola) coração!

Vimos um teatro lindo baseado no Livro do Super Reikinho pelos meninos de Penafiel.

Ouvimos a música do sonho…todos adoramos!! Havia quem fosse para o almoço ainda a cantarolar essa música linda!

Tínhamos algumas mesas recheadas com partilhas deliciosas que cada um trouxe e foi um bom almoço em convívio!

No final houve uma dança e a Carminda brindou-nos com uma coreografia linda da música “I am happy I am good” todos alinhamos!!

Chegou o grande momento: a Sílvia e a Marta fizeram o lançamento do CD do Super Reikinho, agradecendo ao senhor que o gravou por ter sido muito atencioso e a indicação que o Nuno lhes deu! E explicaram que a ideia do CD surgiu por pedirem nas escolas músicas e meditações. Cantamos os 5 Princípios das crianças e recebemos uma fitinha linda com eles lá escritos! Obrigada!!!

Depois falamos do projecto Escolas Saudáveis que é um projecto da ARCJ nas escolas posto em prática pela Helena Sousa, pela Isabel Gamboa e pela Teresa Costa. A Helena propôs o projecto na escola onde trabalha e a directora logo aceitou, mas eram cerca de 80 alunos e entretanto tiveram de optar por 25 para serem acompanhados pelos voluntários, a directora indicou alunos com dificuldades de aprendizagem, fizeram 6 sessões a cada aluno com marquesa, adaptaram um gabinete para ser exclusivo para o Reiki!!! A Sílvia e a Marta acompanharam uma turma de vocacional em que se autoavaliavam e eram avaliados e a sua autoavaliação era muito positiva, notaram imensas diferenças: mais calmos e confiantes e admitiram que o Reiki lhes fazia bem! No início do ano, na turma de vocacional foi complicado, eram muito desafiantes, mas no final conseguiram meditar em silêncio 30 minutos!!! Nem o director de turma queria acreditar, mas viu que foi real. A directora da escola quis fazer um relatório pois achou uma evolução incrível e gostaria que este projecto abrangesse mais escolas. Daí a ideia de um projecto holístico, as autarquias também começam a pedir este trabalho com jovens e todas concordam que o essencial é humanizar as escolas!

A Teresa Costa falou-nos do projecto “A arte de ser feliz com Reiki” que surgiu na sua sala com crianças de 5 anos e o acolhimento era feito com os 5 Princípios, limpavam as grutinhas (que às segundas-feiras estavam mais sujas que o normal), ela partilhou com o Nuno o que ia fazendo com os meninos da sua sala e ele foi lá conhecê-los e fizeram uma meditação com calma, de olhinhos fechados… Combinaram ir apresentar o Super Reikinho à escola básica, fizeram uma meditação com os meninos do pré-escolar até aos do 4º ano, a direcção do agrupamento gostou muito da ideia e em Setembro começaram um projecto! O Super Reikinho voltou à escola e dinamizou 3 manhãs no primeiro ciclo! Houve 39 autorizações para os filhos receberem Reiki, eram muitos meninos para receber Reiki e poucos voluntários para dar…houve pais a pedir para assistir e apesar de todas terem conseguido receber reiki pelo menos uma vez, houve algumas que apenas o conseguiram dessa vez, mas uma professora favoreceu 3 crianças que achou que precisavam mais e nessas notou-se uma grande diferença de comportamentos: já se controlavam melhor, punham os 5 Princípios em prática ficando menos zangados, mais calmos… A nível de concentração não houve tantos resultados assim. Mas as crianças que não repetiram, gostavam de ter conseguido receber mais vezes! O projecto vai continuar e também se percebeu que as famílias também estão a precisar. As crianças pediam para enviar Reiki para ajudar os pais e havia situações mesmo traumáticas e angustiantes para as crianças (pais presos, toxicodependentes…). Os meninos quando viam a Teresa ou o Nuno iam a correr porque queriam receber Reiki, e mesmo quando sabiam que não era a sua vez, entregavam desenhos que faziam para lhes dar! A maior conclusão a que se chegou foi que aquele era um momento só deles, tinham alguém só para eles, para os ouvir, para falarem…e só por isto foi muito positivo e gratificante! “Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante!”

A Isabel Gamboa também partilhou connosco o projecto que tem com a Susana Morão e a Elizabete Diogo de Reiki para refugiados em Lisboa: contou-nos que era professora aposentada e que sempre gostou de estar em escolas de intervenção prioritária, pois sabia que o mínimo que fizesse por elas era muito e sempre quis levar o Super Reikinho a crianças com dificuldades, refugiadas e necessitadas. Apresentaram o livro do Super Reikinho com alguns jogos e entretanto começaram a fazer Reiki individualmente a cada criança, ficando cada uma das voluntárias com 5 crianças, pois todas têm direito. Na instituição há um poema que fala da diversidade de crianças que a frequentam. São crianças carentes e por isso têm tentado ajudá-las ao máximo, fizeram uns dossiers para arquivar os trabalhos que fazem com os meninos, alguns exercícios que iniciam com a meditação e dão-lhes alguns miminhos às escondidas dos outros meninos da instituição. Partilhou connosco o caso de um menino que apenas tem um pulmão e um bocadinho do outro: tinha sempre muita tosse, expecturação, na segunda sessão ele não queria ir, mas agora já vai ter com ela e nas sessões não tosse, nem lhe falta o ar…o Reiki faz efeito! A educadora dele diz que as crises já não são tão intensas!

Depois tivemos outro momento espectacular com a Carminda fazendo Yoga do Riso!

A Ana Patrícia Mendes do Algarve também partilhou connosco o projecto Crescer a Ser em que nos confidencializou que vestir a camisola foi muito fácil e simples porque já trabalhava com crianças nos infantários e acha que é essencial começarmos na base: dando valores às crianças para eles crescerem com sonhos e criatividade, também se focou muito na necessidade de os ouvirmos. Perguntou-nos: “qual será a maior dificuldade das crianças?” Elas não terem quem as ouça, mas ouvir com o coração! Nem sempre conseguimos ouvir com o coração, mas se o fizermos a nossa mensagem passa com outra força. E o Reiki permite isso! <3 Têm feito actividades de Reiki na Biblioteca de Tavira, na de Vila Real de Santo António, participaram na Festa das Crianças e dos Animais onde falaram sobre o equilíbrio emocional acerca da perda de um animal de estimação, na Cruz Vermelha Portuguesa também fazem Reiki, em 2 jardins de infância, no Agrupamento de Escolas de S. José com sessões de esclarecimento (em que há crianças com limitações físicas), entraram em contacto com a Câmara Municipal de Tavira para iniciarem o Projecto Escolas Saudáveis da ARCJ. Pois o Algarve não é só praia, as pessoas podem ser reservadas mas se formos espalhando a semente vai germinando! Às vezes castramos as crianças, quando não ouvimos com o coração, mas temos de lhes dar força para os seus sonhos, demonstrando que estamos ali para ajudar J Temos de lhes dar motivação e coisas positivas. Mas às vezes até criamos impossíveis para nós L temos medos e transmitimos isso aos outros, temos de pensar “Só por hoje confio” e o Universo está sempre cá para nós! Havia uma menina rebelde que não queria ir embora depois da sessão de Reiki, tinha dificuldade em mostrar as suas emoções e por isso começamos por trabalhar e fomentar o Amor Próprio dizendo “Eu gosto muito de mim”, aprenderem a abraçar-se a si mesmos, sorrir e a conversar…havia uma menina que não falava e agora já fala… Trabalham as cores do chakras e onde se localizam, alguns meninos com o Reiki do Super Reikinho adormecem! Mostrou-nos fotos dos meninos a fazerem Reiki a si mesmos e também nos relembrou que as crianças andam muito aceleradas e que temos de fazer a diferença em quem passa na nossa vida! Como combater os impossíveis? Com os 5 princípios e acreditando nos nossos sonhos. Também partilhou connosco um vídeo delicioso de 2 meninos a falarem de Amor e de Reiki <3

O Daniel Azevedo veio partilhar connosco também o projecto Escolas Saudáveis em que há mistura Reiki e Meditação com continuidade, verificou que entre os meninos do 1º e do 4º ano a maturidade é muito diferente, que o dia escolhido (sexta-feira à tarde)  não foi o melhor especialmente por os grupos alternarem entre este projecto e Educação Física, teve de fazer alguns ajustamentos ao longo do ano lectivo, pois cada caso é um caso. E focou-se muito na energia do grupo, pois sozinho não conseguia estar com cada um deles individualmente… Pôs muito em prática a flexibilidade (do bambu!) e achou importante trabalhar com os pais também, revelou-nos que nem tudo corre como queremos (temos de ter cuidado com as expectativas), foi um ano muito exigente mas muito gratificante também, pois percebeu que somos exemplo e que fazemos a diferença na vida destas crianças. No início ele costuma perguntar “Como se sentem, hoje?” e quando ele se esquecia os meninos lembravam-no! Vai ter continuidade para o próximo ano lectivo. Também nos revelou que há dias bons e dias menos bons e que as crianças percebem, entendem e nos apoiam sempre que nos sentem menos bem. Ainda nos sugestionou alguns truques a usar sempre que não conseguimos fazer o que queremos devemos ter uma música, um vídeo, algo que capte a atenção deles. Acho que o que o Daniel nos mostrou é de louvar pois a humildade que teve ao nos comunicar o que correu menos bem é uma excelente tomada de consciência que há-de ser um bom ponto de partida para o novo ano lectivo a partir de Setembro!

Fizemos um sorteio das rifas, que foi super divertido com direito a chamadas em directo, e houve 6 prémios dos quais 5 sairam às crianças!

A apresentadora (Sónia) agradeceu às suas Mestres: Sílvia, Marta, Carminda e Mi por tudo o que têm feito por ela e por outros jovens.

A Paula Fernandes (de Pombal) partilhou connosco um projecto que tem com a Isabel Maria intitulado “A tela dos sonhos” que apresentaram numa escola há 2 anos e foi recusado, mas que em Setembro na Feira da Juventude falaram com a ETAD e o projecto iniciou-se em Setembro! Revelou-nos que tem sido muito desafiante, precisaram de trabalhar individualmente, com mais gente envolvida: pais, voluntários, comunidade…formaram 2 grupos de 11 alunos, chegaram a pintar telas e vão usa-las para a transformar numa grande de oferta para a escola. Partilharam Reiki e sentiam a energia.

Fizemos uma Meditação pela Paz guiados pela Carminda, a Marta e a Sílvia iam tocando instrumentos que nos faziam deslizar mais facilmente ao encontro do nosso Ser mais Profundo.

No final deste encontro a Marta e a Sílvia cantaram a Música do Super Reikinho completa! Gostamos muito! Foi um dia muito especial repleto de partilhas preciosas… A todos um Obrigada gigante, grata por ajudarem a fazer deste um Mundo bem melhor! <3

Diana Mendes Crespo

Podes ver mais fotos do evento no facebook da ARCJ…