Um ano de Reiki na escola

Ao fazer um balanço relativamente à implementação das sessões de Reiki na escola, após um ano, muito mudou!

Quando se faz mudanças, de forma inevitável há resistências humanas, resistências ao novo, ao desconhecido. Mas, mais do que uma mudança, o que se pretendia, era inovar, acrescentar e dar algo mais aos nossos alunos, que contribuísse para um maior equilíbrio dos mesmos.

As queixas de falta de atenção, concentração e hiperatividade são constantes e permanentes, aliado a falta de “atenção emocional”, fruto da luta profissional e económica dos pais, para garantir as necessidades fundamentais de uma família.

Crescemos em conjunto, em união no coletivo, e em parceria com o Cenif, os alunos desta escola passaram a ter um apoio diferente mas complementar.

E a evolução foi tanta que hoje são os diretores de turma, professores e assistentes operacionais que indicam os alunos!
E o mais maravilhoso neste processo, é a entrega e a confiança dos alunos, que mesmo sem nunca terem ouvido falar de reiki, são receptivos a esta terapia, que segundo estes, ajuda-os a serem e sentirem -se melhores.
Um caminho está aberto na dinâmica das escolas. Quem sabe um dia todas as nossas crianças possam usufruir destas terapias nas escolas como área integrante de um currículo? Um currículo humano e abrangente que contemple todas as potencialidades e facetas das crianças e jovens? E aí sim… o desenvolvimento integral do aluno será possível ?
Helena Sousa