“ESTENDAL DAS EMOÇÕES” – Conversas IN(Perfeitas)

15.02.2020

Hoje foi dia de “lavar e estender” emoções. O grupo de jovens do Curso de Reiki nível 1 e nível 2 da ARCJ Em Guimarães, contaram hoje com a presença de duas psicólogas da associação para falar de emoções. 

Foi abordado o desenvolvimento psicossocial de crianças e jovens, condicionantes e influências no seu desenvolvimento, resiliência, processo de socialização e gestão socioemocional.

A par da exposição dos temas referidos, a tarde de hoje foi dedicada à “pré lavagem, lavagem e processo de secagem” das emoções, isto é: debate, partilha, reflexões individuais e em grupo e dinâmicas. 

Atividade associada ao Projeto EU SER (IN)PERFEITO foi uma sessão dedicada à educação emocional, destacando-se ainda outros subtemas como construção de identidade, autoconceito, pressão social e individual no caminho da “perfeição”: desafios que fazem parte desta fase de desenvolvimento chamada adolescência.

Será mais difícil falar de emoções positivas ou menos positivas? Existe de facto emoções menos positivas? 

Por cá, os nossos participantes mostraram-se mais resistentes em reconhecer e explorar as emoções positivas, como por exemplo: a alegria. Estará esta resistência ligada com a constante busca da perfeição e de um self único tão própria da adolescência, ou estamos perante outros fatores que vale a pena refletir? 

Será um bom tema para um próximo encontro, desta vez, não só com jovens…

Este mês, as Conversas In(Perfeitas) foram dedicadas aos nossos jovens.

Até já!

Ana Paula Mendes, Cátia Pereira, João Gaspa

ARCJ