Reiki aos professores, técnicos, auxiliares, no Agrupamento de Escolas Amadora Oeste

A ARCJ em parceria com o agrupamento de escolas da Amadora, concretizou um projecto voluntario onde o objectivo era não só o trabalho e o desenvolvimento com alunos mas também o bem estar e harmonia dos professores.

Foi nosso objectivo levar e proporcionar às crianças do primeiro ciclo actividades diferentes, de auto consciência e desenvolvimento, promovendo o trabalho com as com emoções, levando à reflexão e à prática da meditação, ensinando e praticando a filosofia do reiki em conjunto com o nosso super herói o Super Reikinho para que pudessem caminhar para uma vida mais pacífica e feliz, nesse sentido e durante o mês de Janeiro encontrávamo-nos uma vez por semana durante 45 minuto, com as 4 turmas do 1º ciclo.

Realizamos em conjunto um projecto com os professores, visto serem uma parte muito importante e essencial da escola. Durante mês e meio, uma vez por semana entre as 16h e as 19h estivemos a realizar e a proporcionar sessões de reiki aos professores para que assim pudessem experimentar e usufruir da terapia, promovendo o relaxamento, bem-estar e equilíbrio.

Este foi um projecto muito importante e interessante para ambas as partes podendo estar em contacto com várias realidades e visões, agradecemos à escola pela receptividade e acompanhamento, aos alunos e professores participantes e aos voluntários que sem eles não poderia ter acontecido.

Daniel Azevedo, Isabel Couto, Maria Helena, Maria João, Maria José, Sandra Silva.

 

 

Testemunhos:

E desta vez o voluntariado…

É numa escola J

Depois de ter passado um ano a fazer voluntariado aos jubilados da Cruz Vermelha, em St.Eloy, já sentia a falta de praticar este tipo de trabalho e acompanhei o Daniel Azevedo da ARCJ ao Agrupamento de Escolas Amadora Oeste, onde trabalhei durante vários anos, para propormos um projeto de reiki para crianças do Agrupamento.

Durante a reunião no gabinete da direção, na Escola Sede, enquanto apresentávamos o projeto, decidíamos com que alunos faria sentido avançarmos com o projeto, aferíamos procedimentos, ocorria o lufa lufa diário de uma escola. Nesse dia, vi correr na frente dos meus olhos toda a realidade que vivi durante os 10 anos que trabalhei em gabinetes parecidos com este. Os professores numa corrida a trazerem assuntos vários e urgentes, os diretores de turma a apresentarem casos disciplinares, os professores novatos perdidos no ambiente de plataformas on line ou papelada confusa, a “continua” com os mais variados casos desde a falta de batas ao excesso de gritos dos alunos, a assistente social a relatar o ultimo caso critico. E estes foram só os casos que entraram no gabinete naquela hora que ali estivemos….

No decorrer da reunião, várias vezes eu e o Daniel nos entreolhámos, tentando perceber se estávamos em sintonia com a ideia que se ia formando na nossa mente e, depois de tudo acertado com o projeto dos alunos, o Daniel deu voz aos nossos pensamentos e propôs: E se viéssemos fazer reiki aos professores?

Claro que a escola aceitou de braços abertos e, no inicio do ano – Ano Novo, Vida Nova! – aí vamos nós! Quartas feiras durante 3 horas, no posto de enfermagem as consultas foram de reiki !

As sessões não se destinaram só a professores. Além deles passaram pelo gabinete de enfermagem assistentes operacionais, assistentes técnicas e psicólogas. Uns conheciam os rudimentos do reiki, outros nunca tinham ouvido falar, um dos professores da direção nem quis ir pesquisar o que era o reiki antes da sessão” para não estar com ideias preconcebidas” mas foram unânimes em dizer que foi mágico, maravilhoso, fantástico (in registos escritos) e em agradecer de várias formas. Desde os comentários por escrito, aos elogios verbais ou aos abraços sentidos.

Constatámos o cansaço extremo em que os adultos que trabalham numa escola andam.      Não são só os alunos que precisam de carinho e de quem os ouça ou abrace numa escola. Quem lá trabalha está carente e exausto. São profissionais a quem é exigido manter uma imagem, dar – tudo e sempre –  e não mostrar as suas fragilidades.  Afinal lidam com seres em crescimento, a necessitar de modelos positivos, portanto nada de mostrar franquezas. De 17 pessoas atendidas em 3 sessões, só duas não adormeceram na marquesa durante a sessão..

Tivemos gente a repetir as sessões. Com testemunhos tocantes dos benefícios que sentiram ter obtido do reiki. A nível físico, mas também de auto-estima e valorização pessoal. Como é possível obter estes resultados unicamente com uma sessão?

Nós sabemos como e, pelo menos estas pessoas que nos passaram pelas mãos, também ficaram a saber.

Estou muito grata à Sandra, minha companheira nesta jornada, não podia, seguramente, ter melhor companhia. Pelos motivos que ambas sabemos. Bem hajas minha amiga J

E que gratificante é… Uma das realidades mais gratificantes que o voluntariado de reiki nos pode trazer é a sensação de calma, paz e harmonia com que ficamos depois de transmitir reiki. É como se recebêssemos também.

Maria José Barros

Janeiro 2018

 

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Durante o mês de Janeiro de 2018, realizou-se na Escola Secundária Seomara da Costa Primo, um projecto de Voluntariado de Reiki, em que Alunos do CENIF – Amadora participámos, doando Reiki a Professores da Escola.

Este projecto foi bastante enriquecedor, quer para nós que a nível de Voluntariado, que doámos Reiki, quer para os Professores que receberam Reiki, na maioria pela primeira vez.

Tivemos oportunidade de apresentar e praticar os ensinamentos e princípios que nos foram transmitidos pelos nossos Mestres e pelo Grande Mestre Mikao Usui.

Em todas as sessões verificámos que o cansaço, o stress, dores físicas e psicológicas, eram as questões, que no geral, todos os Professores apresentavam. Após receberem Reiki, o alivio destes sintomas foi bastante notório, e todos os participantes se mostraram muito satisfeitos (na maioria até bastante surpreendidos) com o resultado da sessão.

No final, o sentimento geral foi de Grande Gratidão e Alegria.”

Sandra Silva