APRENDER A SER – O PROJETO FUNCIONA? – O FEEDBACK DA ESCOLA

Desta vez, pedimos às escolas onde o projeto está implementado, o que sentem em relação ao mesmo. Hoje, fica aqui o testemunho da diretora pedagógica da ACR de Fornelos, Dra Ana Pinheiro.

O Projeto Aprender a Ser está a funcionar há quanto tempo na ACR Fornelos? Porque razão apostaram num projeto de desenvolvimento de competências socioemocionais na escola?

O Projeto Aprender a Ser está a funcionar na nossa Instituição há 3 anos, e achamos que este projeto poderia ser uma mais valia, uma vez que as famílias de hoje em dia estão cada vez menos disponíveis para as necessidades dos seus filhos (devido à sobrecarga profissional) e assim pensamos que talvez pudesse ser uma boa forma de iluminar as nossas crianças e de lhes tentar proporcionar um momento de maior tomada de consciência e de atenção.

Este projeto distingue-se um pouco de outros, uma vez que, recorre a técnicas de relaxamento e meditação. Foi bem aceite pelos alunos e pais?

Eu penso que este Projeto teve uma adesão bastante considerável e foi imediata a inscrição dos nossos alunos. Penso que apesar de tudo as famílias querem soluções para os seus problemas e por isso não vêm a meditação e o relaxamento como um problema, antes pelo contrário.

Enquanto diretora pedagógica da ACR Fornelos, como vê o papel da meditação no desenvolvimento das crianças e jovens na escola?

A meditação é uma prática individual, de treino da mente, para que se possa atingir um estado de clareza e de paz interior. Para além disso, a meditação ensina-nos a entrar no fluir da vida e mantém-nos presentes, abertos e aptos para lidar com qualquer emoção que possa aparecer, sendo que, através da mesma, ficamos enraizados, aumentamos o nosso autoconhecimento, o nosso amor-próprio e a nossa autoestima. Neste sentido, o aumento da autoestima, fornece ferramentas que permitem a criança relaxar sempre que necessitar, aumenta a concentração, ensina a viver no presente com satisfação e consciência; desenvolve a inteligência emocional; beneficia a saúde; dá disciplina; fomenta a assertividade e respeito; aumenta a autoconfiança e autocontrole; dá paz interior; dá calma, tranquilidade e equilíbrio, tudo que é essencial para a escola/ estudos funcionarem bem.

O Projeto Aprender a Ser, na ACR Fornelos, funciona em que escolaridade? Quantos alunos estão neste momento a usufruir deste projeto?

O Projeto Aprender a Ser funciona essencialmente nas turmas de 1º e 2º ciclo, num total de 136 alunos.

Qual tem sido o feedback dos alunos e dos pais?

O feedback tem sido positivo. Temos todos os anos um volume considerável de inscrições.

Na ACR Fornelos, o projeto inicialmente foi alargado a professores, auxiliares e pais. Como decorreu este processo e qual a recetividade?

É verdade, e correu bem. Ainda tivemos a participação de alguns pais, professores e auxiliares e acho que de uma forma individual foi positivo.

No ano 2018/2019, ACR Fornelos recebeu a visita de alguns membros ligados às escolas de outros países para perceberem como estava a ser desenvolvido o Projeto Aprender a Ser em Portugal. Na altura, esta comissão ficou surpreendida com o trabalho que estava a ser desenvolvido, levando o projeto para outros países, apontando a ACR Fornelos como escola piloto. Como receberam e o que significou esta notícia para a escola?

Claro que foi extremamente positivo. Sermos reconhecidos é uma necessidade de qualquer ser humano. Têm ainda mais impacto quando estamos a falar de uma instituição constituída por várias pessoas. Este reconhecimento dignifica o trabalho que nela é desenvolvido no resto da Europa. O que para nós é um grande motivo de satisfação. O que também só foi possível com o protocolo estabelecido com a ARCJ.

Continua a acreditar que faz sentido apostar num projeto como o Aprender a Ser?

Enquanto os alunos mantiverem interesse e se inscreverem fará todo o sentido.

Para finalizar, ACR Fornelos vê o projeto como um elemento diferenciador de outras escolas? Quais os benefícios?

Penso que sim. Como já referi antes, se o projeto ajuda as crianças a lidarem com as suas frustrações, a se escutarem melhor, a aumentar a sua concentração e a sua autoestima e a diminuir a agressividade será sempre uma mais valia para os nosso alunos e consecutivamente para o Colégio.