O NOSSO ANO DE 2020 – MUITO OBRIGADO A TODOS

Assim chega ao fim o ano dos grandes desafios! As escolas fecham, as crianças passam a ter aulas on-line e de repente os pais vêm-se a trabalhar a partir de casa e a gerir as aulas dos filhos. Tivemos muitos pedidos de ajuda de pais cheios de stress, com grande dificuldade em gerir tudo. Chegaram também muitos pedidos para ajudar a vencer o medo que se instalou em algumas famílias. Mas, na verdade este foi um ano muito bonito de união e partilha.

Por todo o país, levantaram-se ondas de solidariedade, desde Reiki à distancia até entrega de alimentos e roupa para crianças. Durante meses, imensos voluntários fizeram videos para ajudar as crianças a sentirem que não estavam sozinhas.

Em nome da ARCJ, quero agradecer a todos aquele partilharam um bocadinho do seu tempo para ajudar crianças e pais!

Sílvia Oliveira – Presidente da ARCJ

Algumas das atividades dos nossos agrupamentos neste ano 2020

As nossas atividade no Algarve

Em Outubro iniciamos uma parceria com a camara de Lagos onde implementamos o projeto “Aprender a Ser” em 4 escolas do concelho. Tem sido um enorme desafio, mas que abraçamos de coração.

Em relação à Catraia, a instituição que temos voluntariado há 2 anos podemos dizer que foi uma ano Desafiante, fase muito complicada, uma vez que, das 17 crianças que estavam no projeto desde o Inicio, saíram 9, um para autonomia de vida, 5 para adoção e 3 regressaram a família biológica. Do ponto de vista emocional, para as crianças e jovens que se mantiveram na casa foi notória a alteração de comportamentos, nomeadamente, tristeza, agressividade, revolta, raiva, medos, inseguranças, rejeição, sentimentos de perda, incumprimento de regras, recusa em fazer algumas atividades em grupo, etc.

De salientar que todos estes comportamentos são compreendidos e aceites, não só devido ao sentimento de perda pelos que saíram, como também pelo facto de se manterem na casa.

Em relação aos que saíram da casa, os que regressaram para a família biológica ficaram felizes, os que foram adotados demonstraram felicidade e alguma tristeza.

Outra das dificuldades  sentidas no desenvolvimento do do projeto foi, principalmente“controlar” as crianças e jovens em espaços fechados, situação normal devido a pandemia.

Com a integração dos 6 novos jovens a situação ainda se tornou mais desafiante, primeiro, porque não estavam familiarizados com o Reiki e a meditação e não conheciam o projeto e o método de implementação, alem de que uma das crianças é hiperativa e agressiva com os seus pares.

De todas as atividades que foram feitas na Instituição, apuramos junto das crianças que embora tenham gostado das atividades em grupo o que eles gostam é de receber REIKI individualmente, situação muito gratificante para nós uma vez que esse é um dos nossos maiores propósitos.

  • Comemoração do dia da criança com uma mensagem Inclusiva de Sílvia Oliveira traduzida em lingua gestual Portuguesa Colaboração na organização das atividades.
  • Convívio das crianças com alguns idosos
  • Outodoor – Movie Drive in Style – Proporcionar as crianças um momento lúdico de desenvolvimento emocional
  • Aula de Yoga e Taças Tibetanas
  • Pintura mandalas;
  • História do super reikinho;
  • 5 Princípios – explicação com exemplos do dia a dia;
  • Atividade: Quem sou Eu?
  • Mini-sessoes sobre bullying, cyberbuylling;
  • Dinâmicas de grupo; 
  • Varias atividades no exterior – Contacto com a natureza

As nossas atividades nos Açores

Para nós, aqui na ilha de Santa Maria, tem sido um ano muito feliz com o nosso Super Reikinho. Ele entrou aqui a voar em Janeiro e foi muito bem aceite por toda a comunidade. Desenvolvemos diversa atividade com crianças e adultos.

  • Um workshop na biblioteca municipal para pai e professores com o titulo “Professores felizes mudam o mundo”
  • Inicio do projeto “Aprender a Ser” na Escola Básica e secundária de Santa Maria
  • Comemoração do dia da criança com uma mensagem de alguns profissionais de saúde e alguns famosos.
  • Outodoor – Movie Drive in Style – Proporcionar as crianças um momento lúdico de desenvolvimento emocional

As nossas atividades em Penafiel

Trabalhar com crianças e jovens é uma das nossas grandes missões. Para além de diversas atividades, criamos durante o confinamento a página de atividades do Super Reikinho, página essa que continua ativa com várias pessoas a dinamizarem atividades para as crianças e pais.

  • Atividades para Jovens no Parque da Cidade Penafiel, de Janeiro a Fevereiro e depois de Junho a Agosto com o máximo de 9 presenças , na altura.
  • Super Reikinho e Pais com menos presenças ; Meditação, construir Japamalas , Chi KungMantras e sobretudo ESCUTAR.
  • Inicio da  Formação Shoden e Okuden (Online e Presencial) para Jovens  Acompanhamento á distância de algumas Crianças durante o Confinamento e que tem sido uma constante até os dias de hoje. 
  • Grupo das Atividades do Super Reikinho (Facebook) criado para ajudar as Crianças, Jovens e Pais durante o confinamento até Dezembro. 

As nossas atividades em Guimarães e Fafe

Durante este ano de 2020, muitas foram as mudanças nas atividades que normalmente eram dinamizadas. Mas também não cruzamos os braços e continuamos com as crianças e jovens, até porque é agora que ele mais precisam.

  • Desenvolvemos muitas atividades lúdicas on-line, desde receitas para bolos, jogos, musicas, entre outras.
  • No dia mundial da criança incentivamos muitos famosos e profissionais de saúde a enviarem videos com mensagens às crianças. E foi lindo!!!
  • Promovemos o dia em que as crianças criaram o seu próprio carro para verem um filme.
  • Outodoor – Movie Drive in Style – Proporcionar as crianças um momento lúdico de desenvolvimento emocional.
  • Formação de Reiki e desenvolvimento pessoal para crianças, jovens e pais.
  • Mantivemos o Aprender a Ser na escola ACR Fornelos conseguindo chegar a 194 alunos até início de pandemia (13 de março de 2020);
  • Levamos à mesma escola a formação certificada em Inteligência Emocional para professores;
  • Desenvolvemos o projeto “Pais Atentos, filhos presentes “com encontros semanais – até início de pandemia;