OS JOVENS E A SAÚDE MENTAL

AUTOCUIDADO, RESILIÊNCIA, ADAPTAÇÃO SOCIAL
PARA UMA MELHOR SAÚDE MENTAL

Autocuidado, Resiliência, Adaptação Social e Saúde Mental, foram os temas trabalhados hoje pelos jovens no CURSO DE REIKI, MEDITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL da ARCJ.
Hoje comemora-se o Dia Mundial da Saúde Mental. Desde 1992 que a Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) chama a atenção para vários temas respeitantes à saúde mental. O contexto de pandemia que estamos a viver, devido à COVID-19, está a trazer-nos muitas implicações nas nossas vidas ao nível da adaptação à mudança e consequentes desafios à nossa saúde mental.
Saúde mental versos doença mental; fatores de risco e fatores de proteção na doença mental; desafios à saúde mental nas várias fases de desenvolvimento; estruturas de apoio e medidas na saúde mental; e desafios e estratégias no contexto atual de pandemia, foram temas de reflexão nesta data comemorativa.
Algumas opiniões destes jovens é que há uma necessidade e vontade manifesta de abordar este grande tema. Consideram que ainda existe estigma associado à doença mental, de uma forma geral pela sociedade e pelos seus pares também. Reconhecem, no entanto, que existe bons meios de informação, comunicação e ajuda. Concluíram e reforçaram a importância do autocuidado (físico, emocional e mental), no desenvolvimento de uma boa capacidade de resiliência em qualquer contexto e situação. Esta consciência e prática de autocuidado é um dos objetivos a atingir com o trabalho desenvolvido neste curso com os jovens, que refira-se: é um fator de proteção contra a doença mental.
Estas são mensagens de alguns dos nossos jovens para todos, porque a saúde mental é para todos e preocupação de todos:

  • “Nunca duvides de ti próprio, confia em ti! O teu maior privilégio é o teu amor próprio. <>. Ama-te”. (L.)
  • “Cuida de ti <3” (C.)
  • “A vida é uma montanha russa: aproveita todos os momentos, os baixos e os altos. Agradece por todos os ensinamentos. A viagem ainda não está perto de acabar, solta as emoções” (F.)
  • “Se não te valorizarem, valoriza-te, por ti…” (I.)
  • “Nunca desistas de ti.” (A.)

Cátia Pereira